PREMIADES 2022

Premiação de Júri 

Nacional 

Melhor Filme Nacional 

Uma História Desimportante de Mateus Capelo, São Paulo, SP

O roteiro, a pesquisa de imagens, a criação imagética, enfim, os temas abordados, todos em grande sintonia para discutir pontos nevrálgicos da nossa sociedade contemporânea, que advém de tempos e ideologias longínquas. Por isso, Uma História Desimportante é um grande filme, com uma suma importância para atentarmos e discutirmos àquilo que tanto querem nos calar. 

Melhor Direção Nacional

Uma História Desimportante Mateus Capelo, São Paulo, SP

Pulsante. Coeso e coerente. Instigante. Que espanta. A melhor direção vai também para o melhor filme. “É preciso estarmos atentos e fortes!”

Melhor Atuação Nacional

Eu Te Amo é no Sol de Yasmin Guimarães, Belo Horizonte, MG

Atrizes Maria Leite e Mônica Maria – interpretações naturais, com curvas crescentes e descendentes, com profundidade e leveza. 

Melhor Roteiro Nacional

Uma História Desimportante Mateus Capelo, São Paulo, SP

Tal como por ser o melhor filme e ter a melhor direção, o texto que guia é fantástico. É mais do que importante. É necessário. Abramos os olhos, ouvidos, já passou da hora de nos posicionarmos, gritarmos e agirmos.  

Menção Honrosa Nacional 

Bixa de familia de João Luis Silva, Caruaru, PE,

 –  Menção honrosa pela abordagem de conteúdo político e de grande importância para discussão pública 

Menção Honrosa Nacional

Eu Te Amo é no Sol   de Yasmin Guimarães, Belo Horizonte, MG e Dita Absinthe de Chris, The Red, São Paulo, SP  – Menção honrosa pelo excelente trabalho de luzes, contrastes e enquadramentos nas conduções de suas narrativas.

Goiano

Melhor filme Goiano – prêmio de 3 mil reais

Pé de mulher de Felipe Freitas, Rio Verde,GO – o filme aborda assuntos pertinentes às discussões de gênero e transições de gênero. Parece leve, mas é profundo. As discussões que proporciona são mais do que atuais. É fantástico ver que essas discussões pulsam não só nos grandes centros, mas também, no interior do Brasil, no interior de Goiás. 

Mostra Suzy Capó

Melhor Filme Mostra Suzy Capó 

OKOFÁ  de  Daniela Caprine, Mariana Bispo, Pedro Henrique Martins, Rafael Rodrigues, Thamires Case, São Paulo, SP 

 O corpo é a sua bandeira, sua existência é o ato da resistência. Os nossos corpos precisam ser resistências. 

Melhor Roteiro Mostra Suzy Capó

Filhos da Noite de Henrique Arruda, Recife, PE    – Trata a questão do etarismo de forma real e denuncia o preconceito para pessoas fora do padrão. Temas mais do que relevantes para discutirmos em nossa sociedade contemporânea. 

Menção Honrosa História de Vida:

TRANSPARENTE de  Henrique Souza, EUA   – histórias de vidas distintas, profundas. 

Melhor filme Infância queer 

Tinha tempo que não via o mar de  Guilherme Jardim, Belo Horizonte, MG, – A poesia, o afeto e a empatia que provoca. Um belo e emocionante filme. 

Melhor DIGO Animação 

EMBRACE de  Latesha Merkel,Estados Unidos,    O filme aborda a questão assexual, trazer discussões para esse tema é muito importante, pois a desinformação acaba promovendo um isolamento de indivíduos nessa condição. Ser aceito, poder dialogar com os semelhantes, é fundamental. 

Melhor Curta Internacional

ELLE de Liliane Mutti, França

Uma abordagem de um dos piores episódios de violência da contemporaneidade, uma visão de fora para algo que está sendo esquecido pelos próprios brasileiros. Marielle Vive!

Melhor Longa Metragem

O Fantasma da Sauna de Luis Navarrete, Espanha,

Roteiro, Direção e Atuações Fantásticas. Um filme divertido e rico. 

Menção honrosa atuação longa metragem – Antonia San Juan e Nestor Goenaga de    O Fantasma da Sauna de Luis Navarrete, Espanha –  atuações criativas, hilárias e cheias de nuances. 

Premiação de Público 

Nacional 

com 44,1% dos votos, Bixa de Família, João Luis Silva,Caruaru, PE, , 2022

Forms response chart. Question title: Nacionais. Number of responses: 410 responses.

Goiano – prêmio de R$ 3.000,00 com 29% dos votos Menstruação: substantivo feminino, Levi Nascente Gomes, Goiânia, GO,2022

Forms response chart. Question title: Goianos (prêmio de R$ 3.000,00 para melhor curta escolhido pelo público e jurí). Number of responses: 720 responses.

Mostra Suzy Capó  com 19,8% dos votos Filhos da Noite, Henrique Arruda,Recife, PE, 2022

Forms response chart. Question title: Mostra Suzy Capó. Number of responses: 405 responses.

Infância Queer com 43,4% dos votos Tinha tempo que eu não via o mar,Guilherme Jardim, Belo Horizonte, MG, 2022

Forms response chart. Question title: Mostra Infância Queer. Number of responses: 290 responses.

Longa Metragem escolhido pelo público com 57,6% dos votos Quando Ousamos Existir, Cláudio Nascimento e Marcio Caetano, Brasil, 2022

Forms response chart. Question title: Longas. Number of responses: 415 responses.

DIGO Animação com 34,1% dos votos Além das Máscaras, Letícia Lopez Rangueri Lucas Brassanini Flores Carolina Bonformagio Da Silva,  Brasil

Forms response chart. Question title: DIGO Animação. Number of responses: 417 responses.

Internacional com 32,9% dos votos Bésame, David Barba, México, 10´,2022

Forms response chart. Question title: Internacionais. Number of responses: 340 responses.

As cidades com mais destaque na votação foram: 26,7% dos votos foram de Goiânia, 9,4% do Rio de Janeiro e 7,9% de São Paulo.

Homenageades 2022

Bárbara Bombom 

Mulher trans, empresária, trabalha como produtora cultural, além de trabalhar com o entretenimento de sua casa noturna Avalon Club.

Possui uma história de vida pautada em muito trabalho, foco em oportunizar oportunidades de vida e de trabalho para pessoas LGBTI além de promover a cultura e a visibilidade trans, em uma jornada incansável em prol do amor e da alegria. 

Deivid Rodrigues De Alcântara 

Radialista e apresentador do programa A Voz De Goiás, Produtor de Eventos como Cabaré Das Divas, Oscar Lgbt, Show da Diversidade dentre outros.

É o grande produtor da noite que oferece através de sacrifícios pessoais em prol de compartilhar entretenimento, diversão e alegria para a comunidade lgbti+ em um trabalho incansável em prol do nosso espaço de direito oportunizando a todes oportunidades do espelho do talento e da perseverança.

Fabricio Rosa

Policial há 22 anos. Atua especialmente no enfrentamento à exploração sexual contra crianças e adolescentes, no combate ao trabalho escravo, ao trabalho infantil e ao tráfico de pessoas. 

Além disto é professor e doutorando em direitos humanos na UFG e coordenador nacional do movimento Policiais Antifascismo e também da Rede Nacional de Operadores de Segurança Pública LGBTQIA+ (RENOSP-LGBT), sendo um dos organizadores da Parada LGBTQIA+ de Goiânia e da Marcha da Maconha da capital. 

O policial desenvolve também projetos culturais com a juventude, além de ações sociais com mães em situação de vulnerabilidade social, adolescentes em conflito com a lei, crianças com câncer, migrantes, população em situação de rua, atuando também no combate à violência policial.

Possui um histórico de muita coragem e luta para buscar o que é melhor para a comunidade lgbti+ e em geral

Marlon Teixeira

Natural de Goiânia, Graduado em Direito e pós-graduado em Direito Constitucional. Foi superintendente do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), criando, em Goiás, a 2ª Escola do SUAS do Brasil, um marco histórico de capacitação na área de Assistência Social. Exerceu, ainda, o cargo de Chefe de Gabinete da Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPEG), órgão que fomentou, sob a sua gestão, a Câmpus Party Goiás 2019 – um dos maiores eventos de Inovação e Tecnologia do Mundo. Marlon foi também Chefe do Escritório Político e Coordenador das Atividades Políticas, em Goiânia, do Deputado Virmondes Cruvinel, participando ativamente da elaboração de vários projetos de lei e de articulações que resultaram em conquistas importantes para os goianos. As áreas de atuação são várias: Saúde, Social, Segurança, Empreendedorismo, Cultura, Esporte e Educação; além de luta incansável por mais conquistas e reafirmação dos direitos das mulheres e dos animais, pela igualdade e respeito à diversidade.

Líder comunitário, Marlon faz parte da Associação de Moradores do Parque das Laranjeiras e sempre atuou por várias conquistas em prol dos bairros da Região. Exerceu o cargo de Vice-Presidente do 4º Conselho de Segurança Pública; foi integrante da ONG Juventude Ativa e membro do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. Empresário, atuou no ramo da Educação Infantil. Marlon é também desportista, artista, militante cultural e defensor de políticas públicas nas duas áreas,  sendo pré-candidato a Deputado Estadual por Goiás.

É homenageado pelo trabalho que vem realizando junto à comunidade LGBTI+ neste momento difícil de ultra conservadorismo e falta de representatividade.  Se torna um parlamentar verdadeiramente humano e que luta pela empatia. Mesmo fora da sua realidade de condição, quebra as estruturas conformativas e realiza uma luta em prol dos direitos humanos, pela cultura, luta na criação da casa de acolhida LGBTI+, na visibilidade e na garantia dos direitos.

Matheus Ribeiro 

Natural de Piracanjuba-GO, é jornalista graduado pela Universidade Federal de Goiás, tem 28 anos e uma carreira de 10 anos na comunicação. Na TV, iniciou sua carreira na TV UFG, passando também pela PUC TV Goiás e pela TV Goiânia Band, onde cobriu para todo o país o caso do serial killer Tiago Gomes da Rocha. 

Na TV Anhanguera, afiliada Globo em Goiás, começou como repórter e logo assumiu o posto de apresentador do Jornal Anhanguera 2ª Edição, atingindo recordes de audiência. Foi escolhido para representar Goiás nas comemorações de 50 anos do Jornal Nacional, ancorando a edição de 09 de novembro de 2019. Foi o jornalista mais jovem da história a apresentar uma edição do telejornal de maior audiência do país. 

Em abril de 2020, migrou para a RecordTV Brasília, onde foi editor-chefe e apresentador do DF Record. Como empreendedor, está à frente da agência de publicidade M.Ribeiro Comunicação e da produtora Zoombe Filmes. Nas redes sociais, reúne mais de 600 mil seguidores no Instagram e no Facebook. Criou ainda o programa multiplataforma Se Liga, que foi transmitida na internet, na Rádio Interativa 94,9 FM e na TV Goiânia Band. Em 2022, assume novos desafios, sendo pré-candidato a Deputado Federal por Goiás.

Por seu afinco em prol do orgulho, sendo primeiro profissional assumidamente LGBT+ a ocupar a bancada do Jornal Nacional, da Globo, como símbolo de representatividade e fomento de dias melhores

Wellington Dias 

Ator de Teatro, TV e Cinema e diretor teatral. Também é produtor e gestor cultural. Licenciado em História, é pós-graduado em Docência do Ensino Superior,  professor da PUC Goiás e integra o quadro do ICEBE – Instituto Bernardo Élis para os povos do Cerrado. Conselheiro de Cultura de Goiás desde 2015, atua desde o ano de 2020 como Gerente de Fomento ao Audiovisual na Secretaria de Estado da Cultura de Goiás, onde foi coordenador geral do Fica 2021 e 2022. Também já atuou como jurado em diversos festivais de artes cênicas e cinema e é, também, curador de projetos de Lei e de festivais regionais e nacionais.

O prêmio André Fischer é dedicado a pessoas de relevância especial indicadas pela comunidade e por votação de diversos segmentos como símbolo de relevância concreta e histórica na luta, coragem e no trabalho pela visibilidade da cultura LGBT+  no Estado de Goiás regenerando suas ações no mundo.