PRÊMIO DIGO LITERÁRIO

O DIGO Literário, parte integrante do DIGO Festival Internacional da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás, anuncia a abertura das inscrições para o PRÊMIO DIGO LITERÁRIO (Prêmio Diversidade Goiás Literário), com o propósito de incentivar e valorizar a produção literária contemporânea de brasileires LGBTI+ e promover a diversidade no cenário editorial brasileiro. As inscrições ocorrerão no período de 01 de abril a 10 de maio.

OBJETIVO:

Este concurso tem como finalidade premiar uma obra literária inédita, nos gêneros romance, conto, crônica ou poesia, escrita em língua portuguesa, por autores brasileires LGBTI+ residentes no país.

PREMIAÇÃO:

A entrega do troféu PRÊMIO DIGO LITERÁRIO ocorrerá no dia 19 de junho de 2024, durante a cerimônia de premiação do DIGO Festival Internacional da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás. O vencedor realizará uma palestra como parte da programação do festival e receberá um prêmio no valor de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais). O autor premiado deverá participar de eventos relacionados ao lançamento e promoção de sua obra, conforme as solicitações do Festival.

REGULAMENTO:

Podem participar autores brasileires LGBTI+, maiores de 18 anos, residentes em todo o Brasil.

Sugere-se que o tema do livro esteja relacionado à experiência LGBTI+, e o idioma da obra deve ser o português. Os gêneros literários aceitos são romance, contos, crônicas e poesias, podendo a obra ser uma composição híbrida entre esses quatro gêneros.

Cada concorrente pode inscrever apenas uma obra.

Não serão aceitas inscrições de obras em coautoria, com participações de terceiros ou antologias que contenham dois ou mais autores.

INSCRIÇÕES:

As inscrições devem ser realizadas no site www.digofestival.com.br, preenchendo o formulário de inscrição com upload do livro em formato PDF e envio de cópia também do mesmo para o endereço de e-mail digo@digofestival.com.br. A obra enviada deve ter entre 50 e 150 páginas, obedecendo às regras de formatação mencionadas anteriormente.

JULGAMENTO:

As obras inscritas serão avaliadas por um curador especialista em literatura. O juri concederá o PRÊMIO DIGO LITERÁRIO a uma única obra e poderá atribuir “Menções Honrosas” a obras consideradas merecedoras. O critério de avaliação é o mérito literário, e a decisão do júri será final e não passível de recursos ou apelações. O nome e minibiografia do curador será divulgado junto com o anúncio da obra vencedora, durante a premiação geral do DIGO Festival.

DISPOSIÇÕES GERAIS:

As inscrições para o PRÊMIO DIGO LITERÁRIO são gratuitas.

Obras que não se enquadrem nos gêneros romance, conto, crônica, poesia ou gênero híbrido entre esses quatro serão desclassificadas, assim como aquelas que não cumpram as especificações do regulamento.

São aceitas obras de autores já publicados em livro e de autores inéditos, desde que publicadas a partir de 2021.

Não podem participar do concurso funcionários, parceiros, editores, sócios e parentes até o segundo grau de pessoas ligadas ao DIGO Festival.

Não serão aceitas inscrições de obras póstumas.

A organização do Prêmio reserva-se o direito de não se responsabilizar por inscrições não recebidas devido a questões técnicas relacionadas a meios eletrônicos de comunicação.

Os autores das obras vencedoras concedem automaticamente permissão para a publicação de suas obras, conforme estabelecido na premiação, bem como para o uso comercial ou não de seus nomes e imagens, sem ônus para os realizadores do evento.

Os participantes declaram estar cientes e concordar com este regulamento ao confirmarem sua participação por meio do FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO (link no final da página).

O formato do envio deve ser fonte tamanho 12 página A4. Espaçamento parágrafo simples com recuo.

Para informações adicionais sobre o PRÊMIO DIGO LITERÁRIO, entre em contato pelo e-mail digo@digofestival.com.br.

– Regulamento publicação de livro pelas Edições Cândido

Além da premiação em dinheiro o livro escolhido terá seu livro publicado! 

1 – A obra será lançada pelas Edições Cândido, editora parceira do Festival.

2 – Conforme nosso regulamento, a obra deve ser inédita. Isso inclui não ter sido publicada em formato físico, digital ou audiolivro. Trechos da obra divulgados em blogs, sites ou redes sociais não invalidam a inscrição, desde que não ultrapasse 30% de sua totalidade.

3 – A editora resguarda o direito de sugerir adequações ao texto com o objetivo de potencializar a qualidade do projeto. 

4 – A editora se resguarda o direito de decidir projeto gráfico e capa do livro.

5 – A editora tem o prazo de 12 (doze) meses contados a partir da premiação para a publicação da obra.

6 – A obra terá contrato de exclusividade de 3 (três) anos com a editora a partir de sua publicação.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS