Regulamento

REGULAMENTO V DIGO

O DIGO – Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás – em sua quinta edição fortalece a representatividade da diversidade no audiovisual e continua como o primeiro festival competitivo de cinema no coração do Brasil, com obras audiovisuais contemporâneas e de resgate histórico ligadas às temáticas da Diversidade, do Gênero e da Sexualidade. O objetivo é estimular e promover a conscientização do público em geral para um olhar mais humanizado e de respeito ao outro sem preconceitos através do conhecimento gerado pela sétima arte e a cultura. A luta não pode parar e mesmo com todas adversidades seguimos em frente com orgulho, coragem e de peito aberto contra a repressão e o preconceito.
O tema deste ano é a Envelhecimento e Mulheres LGBTI+ para gerar discussões sobre o papel desse segmento na sociedade.

O projeto articula audiovisual, educação e tecnologias para ampliar o universo da expressão e da percepção estética da diversidade brasileira, propondo abordar não só a sexualidade, mas incorporar o sentido da realidade do ser humano e suas nuances. Assim, iremos promover as questões relacionadas à diversidade sexual, com foco sempre no respeito integral.
O DIGO tem o diferencial de distribuição de filmes da programação, e já o fez para países como o EUA, México, Peru, Itália, Portugal, Venezuela e outros, além de participação em mostras itinerantes e cineclubes. Proporciona, portanto, aos inscritos a possibilidade de participação na programação em festivais internacionais em regime de network tanto em mostras paralelas e/ou competitivas sendo um diferencial importante para os realizadores, por ser um festival vivo, constante e atuante mundialmente.

Como um dos fundadores da Red DIVERCILAC – Diversidad em el Cine Lationamericano y Caribeño – rede de festivais da América Latina e do Caribe, já inspirou e produziu parcerias internacionais como a criação do INDIGO Festival da Diversidade de Almada, Portugal, se tornando uma importante vitrine de audiovisual com a temática LGBTI+.
Nos 7 dias do DIGO teremos mostras paralelas e competitivas. Sendo que somente os filmes escolhidos pelo júri oficial e júri popular receberão o troféu DIGO. Ainda está previsto a realização de performances, mesas, teatro, conferência e após a exibição dos filmes debates para dialogarmos as temáticas que envolvam a diversidade sexual e a de gênero.
DIGO que a diversidade também deve-se abrir para o debate e para a difusão do que se entende como plural, pois só assim iremos evoluir como iguais em uma celebração cultural guiado pelo conhecimento e entendimento da sexualidade humana em todas as suas vertentes.

O V DIGO – Festival Internacional de Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás acontecerá em Goiânia, GO nos Cinemas Lumiere do Banana Shopping.

Conforme decreto estadual registrado em Diário Oficial Nº 9.653, DE 19 DE ABRIL DE 2020, seguem suspensos todos os eventos públicos ou privados portanto o festival foi adiado e novas datas serão informadas assim que estivermos seguros.

Inscrições:

O participante deverá realizar todo o procedimento em nossa página de inscrição – preenchimento de formulário no site www.digofestival.com.br no aba de INSCRIÇÕES de 01 de dezembro de 2019 a 01 de junho 2020. As inscrições pelo site são gratuitas. Qualquer dúvida referente a inscrições podem ser enviadas para digo@digofestival.com.br.
Serão aceitos curta metragens e longas metragens com as seguintes especificações:
Filmes realizados a partir de 2018.

Curtas-metragens e longa de ficção, documentário ou experimental. – Temática LGBTI+ (Lésbicas, Gays, Bisexuais, Transgêneros, Intersexuais e mais representações de gênero). Para curta metragens a duração deve ser entre 1 a 25 minutos (incluindo créditos)

Longas metragens, de ficção, documentário ou experimental. – Temática LGBTI+ (Lésbicas, Gays, Bisexuais, Transgêneros, Intersexuais e mais representações de gênero).
Este ano o DIGO contará com mostras especiais sobre MULHERES LGBTI+ e ENVELHECIMENTO LGBTI+.

Disponibilidade do filme no formato digital FULL HD – 1920×1080 ou 1280×720 (arquivo AVI, MOV ou MP4) – Filmes finalizados a partir de 2018. Em versão finalizada do filme em link privado com senha (plataforma VIMEO, Dropbox Google Drive ou similar) e 1 imagem da obra em jpg 300 dpi, RGB dimensões aprox. 1800×1200 e autorização de trilha sonora (caso selecionado)

Não há limite no número de inscrições por participante;

Os curtas e longa metragens devem ser inéditos sem disponibilidade na internet sob pena de desclassificação.
O responsável pela inscrição precisará enviar toda a documentação referente a direitos de uso de músicas e efeitos de som para digo@digofestival.com.br (em caso de domínio público – informar fonte), caso solicitado. O envio de autorização de uso da trilha sonora ou comprovação de domínio público será solicitado aos selecionados de todas as categorias, o não envio do mesmo, acarretará na desclassificação do filme na programação
Seleção:

A lista dos filmes selecionados para o festival será divulgada no site do festival e todos os inscritos serão notificados. O júri da competição de curtas será integrado por profissionais de cinema e/ou de outras áreas relacionadas, nomeados pela direção do festival.
Os realizadores que inscreverem seus vídeos/filmes no DIGO estarão automaticamente cedendo e autorizando os direitos de exibição dos mesmos para incorporação e disposição do acervo do Festival, para exibição e veiculação sem fins comerciais em eventos de divulgação do festival, exceto em TVs, na íntegra ou parcialmente, bem como o material de divulgação, sem que para isso seja efetuado qualquer pagamento, inclusive de direitos autorais para mostras itinerantes, exibições de retrospectiva e parcerias do DIGO junto a terceiros. Os trabalhos não serão devolvidos. Os casos não previstos neste regulamento serão analisados pelo DIGO.

Em caso de filme selecionado, o representante legal do filme inscrito, autoriza a exibição na programação DIGO – FESTIVAL INTERNACIONAL DE DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO, bem como a utilização de imagens para fins jornalísticos, divulgação e promoção do evento.

Premiação:

Prêmios:
Melhor filme internacional
Melhor curta internacional
Melhor longa nacional
Melhor curta nacional
Melhor curta goiano/ centro oeste
Melhor curta escolhido pelo público
Melhor roteiro
Melhor atuação
Melhor diretor
Trofeú Christian Petermann (destaque)
Menção Especial (podendo ou não ser determinada pelo júri)

* Haverá premiação para as categorias roteiro, atuação e diretor para obras da mostra goiana, nacional e internacional e mulheres LGBTI+.

Detalhes importantes:

O DIGO conta com a parceria internacional sendo que os curtas metragens premiados poderão ser exibidos em festivais, cineclubes e mostras em Goiás, no Brasil e no mundo, sem ônus ao festival e sem prévia autorização.

O DIGO poderá incluir novas categorias de premiação, incluindo troféus honorários e prêmios de parcerias. Não está previsto premiação em dinheiro.
Toda informação presente no formulário de inscrição, além de imagens dos filmes (até 30 segundos) poderão ser utilizados para divulgação no website do festival e nos
veículos de comunicação.

Programação:

Os curtas metragens serão exibidos nos Cinemas Lumiére com premiação do troféu DIGO.
Como será o uso promocional: As fotos dos filmes selecionados serão disponibilizadas para jornais, revistas e sites a fim de divulgar o DIGO. Os inscritos selecionados concedem ao DIGO, o direito de exibição do filme na programação oficial do festival trechos do filme ou o trailer, em TV, sites e em outras mídias com o objetivo de divulgar o Festival.

Aceite do regulamento:

A inscrição do filme neste festival incide na aceitação dos termos deste regulamento. O diretor e/ou produtor do filme inscrito é responsável, por esse aceite. No ato da inscrição, os diretores e/ou produtores dos filmes cedem os direitos de exibição para o DIGO. O festival tem o direito de exibir os filmes selecionados pela Curadoria na programação oficial.
Os troféus NÃO serão enviados aos vencedores, caso os mesmos não puderem estar presentes no DIGO. Existe a possibilidade da entrega para representantes, mas para que isso ocorra é preciso que o diretor e/ou produtor envie um e-mail antecipadamente para a produção do evento: digo@digo.com.br

Os participantes se responsabilizam por toda a documentação referente a músicas e efeitos sonoros usado nos filmes para disponibilização junto ao fiscalização de direitos autorais, a mesma deve ser enviada juntamente com o arquivo exibição e dados do filme em até 10 dias após informe de seleção, com risco de desqualificação.

O DIGO poderá incluir novas categorias de premiação, incluindo troféus honorários. Não há premiação em dinheiro, podendo haver prêmios de parceiros como bolsas de estudos e kits.
O DIGO não garante aos selecionados nenhuma ajuda de custo para o comparecimento ao festival como (passagem, hospedagem ou alimentação), sendo o receptivo condicional a parcerias.
O material enviado para a inscrição passará a fazer parte do acervo do DIGO – FESTIVAL INTERNACIONAL DE DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO e poderá ser utilizado para atividades culturais, sem fins lucrativos, em projetos de exibição popular, com o intuito de colaborar para a democratização audiovisual do cinema nacional.

A direção do DIGO – Festival Internacional da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás decidirá sobre todas as questões não incluídas no presente regulamento.
O festival não se responsabiliza por eventos cancelados ou alterações por motivos técnicos nos locais participantes.

Não serão aceitos filmes realizados por participantes da equipe do festival em qualquer função.

Todos os filmes inscritos no DIGO – Festival Internacional da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás estarão sujeitos às condições previstas neste regulamento.
DIGO não perca mais tempo e participe desse pioneiro festival. Aproveitamos o desfecho para reforçar que o nosso objetivo é proporcionar ao público um espaço aberto para o pensar e o agir.
Assim, caminharemos juntos para a construção frutífera e de difusão nos campos dos estudos e das produções de gênero entre realizadores interessados nos conteúdos que o evento congrega.
#vemprodigo

Cristiano Sousa
Diretor DIGO

RULES

The DIGO – International Film Festival of Sexual and Gender Diversity of Goiás – begins the fourth edition as the first competitive gay film festival in the heart of Brazil, which will have contemporary audiovisual works and historical rescue linked to the themes of Diversity, Gender and Sexuality. The goal is to stimulate and promote the awareness of the general public for a more humanized look and respect for the other with no prejudice.

The diversity must also open up for debate and for the diffusion of what is understood as plural, because only then will we evolve as equals learning about the human sexuality in every direction.

The DIGO – International Festival of Sexual and Gender Diversity of Goiás will take place in Goiânia, GO at Cinemas Lumiere, Banana Shopping, Brazil.

Submissions:

The participant must carry out the entire procedure on our website – fill out the form on the website www.digofestival.com.br on the INSCRIÇOES tab from January 1st to June 1st, 2020. Short films will be accepted with the following specifications:

– Must be done before 2018
– Length: 1 to 25 minutes (including credits)
– Short film, fiction, documentary or experimental. – Thematic LGBTI+ (Lesbian, Gay, Bisexual, Transgender, Transvestite, Intersexual and Supportive).
– Full lenght film, fiction, documentary or experimental. – Thematic LGBTI+ (Lesbian, Gay, Bisexual, Transgender, Transvestite, Intersexual and Supportive).
– Availability of the film in the digital format FULL HD – 1920 × 1080 or 1280 × 720 (AVI, MOV, MP4 file) – Films finalized from 2018.in finished version of the movie in private link with password (VIMEO platform, Dropbox or similar) and 1 image in jpg 300 dpi, RGB dimensions approx. 1800 × 1200;
– There is no limit on the submissions per participant;
– The short films must be unpublished without availability on the Internet, under penalty of disqualification.
– The person responsible for the registration must send all the documentation regarding rights of use of music and FX sound to digo@digofestival.com.br (in case of public domain – inform source), under penalty of disqualification.
– It will be accepted the submission of feature films with LGBTI+ theme for non-competitive parallel shows for programming DIGO.
– Subscriptions from online movie platforms (as Festhome, Filmfreeway) will have an application fee.

Selection:

The list of films selected for the festival will be announced on the festival’s website and all registrants will be notified. The jury of the short film competition will be composed of film professionals and / or other related by the direction of the festival.

The filmmakers who register their videos / films on DIGO will automatically assign and authorize their rights to display them for incorporation and arrangement of the Festival’s collection, for display and non-commercial use at festival promotion events, except for TVs in full Or partially, as well as the material of publicity, without for that is made any payment, including of copyrights. The works will not be returned. The cases not foreseen in this regulation will be analyzed by DIGO.

The sending of authorization of use of the soundtrack or proof of public domain will be requested to the selected ones of all the categories, the not sending of the same, will entail in the declassification of the film in the programming.

In the case of a selected film, the legal representative of the inscribed film authorizes the exhibition on the DIGO – INTERNATIONAL FESTIVAL OF SEXUAL DIVERSITY AND GENDER, as well as the use of images for journalistic purposes, dissemination and promotion of the event.

Awards:

Best Length Film
Best International Short Film
Best National Film
Best National Short Film
Best LOCAL Short Film
Best Short Film Public Jury
Best Performance
Best Screenplay
Best Director
Christian Petermann Trophy
Honorable mention

* There may be a category of awards for best script, director and acting for local short movies.

Important details:

DIGO counts on the international partnership and the short films that will be awarded can be shown at festivals in Brazil and South America.
The trophies will not be sent to the winners, if they can not be present in the DIGO. There is a possibility of delivery to representatives, but for this to occur it is necessary that the director and / or producer send an email in advance for the production of the event.

DIGO may include new categories of awards, including honorary trophies. There are no cash prizes.

All information on the application form, as well as images of the films (up to 30 seconds) can be used for dissemination on the festival website and in the media.
The material sent to the registration will become part of the DIGO – INTERNATIONAL FESTIVAL OF SEXUAL AND GENDER DIVERSITY FESTIVAL and may be used for cultural activities, not for profit, in popular exhibition projects, with the aim of collaborating for audiovisual democratization Of national cinema.

Programming:

Promotional use: The photos of the selected films will be available for newspapers, magazines and websites in order to promote DIGO. The selected registrants grant to DIGO the right to display the film in the festival’s official program, excerpts from the film or the trailer, on TV, websites and other media with the purpose of publicizing the Festival.
Acceptance of the regulation:

The inscription of the film in this festival focuses on the acceptance of the terms of this regulation. The director and / or producer of the signed film is responsible, for that accepted. At the time of registration, the directors and / or producers of the films assign the rights of display to DIGO. The festival has the right to display the films selected by curatorial members on official programming.

The trophies will not be sent by mail to the winners, if they can not be present in the DIGO. There is a possibility of delivery to representatives, but for this to happen it is necessary that the director and / or producer send an email in advance to the event production: digo@digo.com.br

Participants are responsible for all documentation regarding music and sound effects used in the films to be made available to the copyright inspection.
DIGO may include new categories of awards, including honorary trophies. There are no cash prizes.

The material sent to the registration will become part of the DIGO INTERNATIONAL FESTIVAL OF SEXUAL AND GENDER DIVERSITY FESTIVAL and may be used for cultural activities, not for profit, in popular exhibition projects, with the aim of collaborating for audiovisual democratization Of national cinema.

The direction of DIGO – International Festival of Sexual and Gender Diversity of Goiás will decide on all issues not included in this regulation.

The festival is not responsible for events canceled or changes for technical reasons in the participating venues.

All films enrolled in the DIGO – International Festival of Sexual and Gender Diversity of Goiás will be subject to the conditions set forth in this regulation. #cometodigo

Cristiano Sousa
DIGO´s Director

According to Goiás state decree registered in the Diário Oficial 9,653, OF APRIL 19, 2020, all public or private events are suspended, so the festival has been postponed and new dates will be informed as soon as we are safe.